fbpx

Documentos

Documentos

Nesta seção “documentos” estão incluídos documentos, a maioria não anteriormente divulgados, que foram preparados por mim e meus auxiliares no FMI e no NBD (mais conhecido como “Banco dos BRICS”).

Na parte referente ao FMI, pode-se encontrar statements escritos pela cadeira brasileira sobre a crise da Grécia e o programa de financiamento do FMI para este país. Encontram-se, também documentos preparatórios de um arranjo de compartilhamento de reservas internacionais (PFA) entre os países da cadeira comandada pelo Brasil.

A parte referente aos BRICS está dividida em duas subseções: 1) CRA – Contingent Reserve Arrangement, o nome oficial do fundo monetário criado pelos BRICS; e 2) NBD – Novo Banco de Desenvolvimento.

Na subseção NBD, pode-se encontrar documentos sobre o banco, também não divulgados, a maioria produzida por mim ou pela vice-presidência brasileira no período em que lá estive até fins de 2017. Além disso, pode-se encontrar, também ali, a documentação de acusação e defesa nos processos administrativos instaurados contra mim no NBD.

O background e as explicações do contexto em que foram produzidos esses documentos de Washington e Xangai estão no meu livro “O Brasil não cabe no quintal de ninguém”, publicado no final de 2019. A segunda edição, com circulação prevista para o início de 2021, dará mais detalhes relacionadas à documentação contida neste portal.

Share Button

VHosting + WordPress | Theme: SpicePress by SpiceThemes